domingo, novembro 19, 2006

Belas, Senões e anúncios...

Diz o povo, e provavelmente com muita razão (como sempre), que “não há bela sem senão”! No entanto, também como sempre (ou quase), há uns “senões” maiores que outros! E há outros gigantescamente enormes!!

E ocorre-me isto sempre que vejo determinado tipo de anúncios, nomeadamente de duas espécies particulares: aparelhos de ginástica e tratamentos de “perda de peso” miraculosos e produtos de beleza ou anti-envelhecimento femininos!!!

Nos primeiros, vemos habitualmente umas jovens (mais ou menos plásticas) bem parecidas, com umas pernas bem tonificadas, a “darem ao pedal” e a tentarem convencer-nos que ficaram com aqueles corpinhos única e exclusivamente porque faziam 30 minutos (ou 15, ou até apenas 5) diários de exercício naquele aparelho que se dobra e arruma debaixo da cama, ou se traz escondido debaixo duma t-shirt e ninguém vê sequer que o estamos a usar, etc..., blá, blá, blá... Outro exemplo habitualmente apresentado a usar tais receitas miraculosas são uns rapazinhos, também mais ou menos bem parecidos, com uns abdominais bem quadrados e, essencialmente, uns peitorais de respeito, sem que no entanto expliquem para que servem estes últimos (além da vantagem óbvia do “enfeite”)! Sim, porque umas coxas recheadas, ou uns gémeos salientes, tal como uns bíceps e triceps, etc..., ainda servem pa dar à bomba e encher um pneu, ou arrastar um móvel, ou carregar as compras, etc..., mas os peitorais... enfim... O certo é que olhamos para aquilo e sabemos logo que aqueles espécimes devem passar metade da sua vida enfiados num ginásio, a usar aparelhos de natureza variadíssima, mas que nada têm a ver com aquilo que nos querem convencer ser responsável por tal aspecto (e, essencialmente, nos querem vender).

Estou à espera do dia em que façam um anúncio a uma “receita” destas com o Jo Soares e a Montserrat Cabaillé a fazerem uns exercícios (30 minutos diários) naqueles aparelhos (que se dobram e arrumam debaixo da cama – neste caso até podem ser umas camas bem grandes, com muito espaço por baixo!) e voltem a mostrá-los filmados 30 dias depois, ou seja, o tempo suficiente (segundo muitos anúncios) para apresentarem um resultado final como o que nos querem “vender”. Primeiro, nem acredito que qualquer um deles aceitasse esse tipo de tratamento, mesmo que tivessem a certeza do resultado final. Segundo... t’á bem... podia ficar sentado à espera, enquanto eles davam uma volta pelo ginásio da zona a seleccionar o exemplar para o próximo anúncio...

Tá-se mesmo a ver o que vou dizer a seguir, mas vou dizer na mesma, doutra forma nem tinha começado isto!!!

No segundo tipo de anúncios, nomeadamente aos “tapa (esconde)” rugas, aos colorantes de cabelos, produtos para pele, etc, etc... vemos uma lista interminável de meninas e senhoras, saídas directamente da agência de modelos da esquina mais próxima (cujos requisitos de entrada incluirão, designadamente, não ter cabelos brancos, não ter rugas, não ter celulite, não ter etcs...) ou dos ecrans de Hollywood e arredores, a dizer-nos que aquele aspecto nada tem a ver com as benesses com que o criador resolveu presenteá-las, mas sim com aqueles produtos (também mais ou menos miraculosos) que eliminam tudo aquilo que, se resolveu convencionar (para quem o aceitar), é prejudicial à beleza. E então vemos a Andie McDowel, a quem, provavelmente, nunca ninguém viu uma ruga, a dizer-nos que aquela carinha de anjo, lisa como mármore, se deve a um não sei o quê da Loreal (Paris!!!) que vai espalhando todos os dias e que fez desaparecer as tais rugas, que por acaso até nunca teve. E a lista segue, interminável, por aí fora!!!

E chegamos à primeira parte do meu mote: o Senão. Que, está bom de ver, é constituído por toda a panóplia de artefactos, que alguns serão capazes de enunciar de cor, que servem para enganar os mais incautos e espalhar “beleza” pelas ruas e festas da nossa “praça”, e também pelos tais ecrans, capas de revista etc... E temos o mundo cheio de belas e, temo, de “senões”!!!

Como alguém por aqui disse, se “quem gosta, gosta sempre”, quem é bela, é-o sempre (falo do feminino, porque não me sinto habilitado para mais), apesar das rugas, e dos cabelos brancos e do que quer que seja se julgue existir só para atrapalhar. E é bela ao levantar-se, e depois do banho, e depois da festa, e a dormir, e a sorrir, e a chorar, e feliz, e triste, e zangada... e com artefactos e sem artefactos, e com mais um adereço ou menos um adereço... e sempre! Até porque, na maioria das vezes, a beleza está nos olhos de quem vê... (principalmente se forem olhos de ver...) E os “senões” são, por isso, dispensáveis...

4 Comments:

At novembro 19, 2006 6:03 da tarde, Blogger aurinha said...

O_o

UAU! Como conseguiste escrever tanto sobre um tema que não tem por onde se lhe pegue???

Escreveste tanto sobre isso que cheguei ao final e fiquei na mesma como quando comecei a ler....acho que bastaria uma linha e dirias exactamente o mesmo...

Então mas a beleza além de ser "altamente" subjectiva, depende também dos gostos do observador. E não me refiro apenas à beleza física das pessoas mas a Beleza no verdadeiro sentido da palavrita.

Na minha humilde opinião os "senãos" também são belos..ora é só pensar um pouco e descobrimos imensos "senãos" que na nossa percepção são BELOS..

1 bem haja e despeço-me com amizade

=ppppp

 
At novembro 20, 2006 4:34 da tarde, Blogger aurinha said...

OH!...

Alguém!!! Alguém...onde estás??!!! Oh 3ª via...quem és e onde estás para me explicar como se eu tivesse 3 anos. Sim..porque eu vejo a realidade como uma criança de 3 anos =)))).. Tenho olhos de criança de 3 anos!!!! e depois????? agradeçam ao meu kido Prof. c. =)))))))))

 
At novembro 20, 2006 4:52 da tarde, Blogger aurinha said...

Acrescento ainda um pormenor..que não foi referido explicitamente no meu 1st comment..mas aqui vai:


a palavra senões deverá ser substituída por senãos


provavelmente aquele "senões" foi em homenagem aos leões que ontem estiveram ao seu mais alto nível =D

 
At dezembro 13, 2006 8:24 da tarde, Blogger Unknown said...

Olá Aurinha, como estás! venho deixar-te um grande beijinho e os votos de um muito bom natal.

 

Enviar um comentário

<< Home