quinta-feira, outubro 26, 2006

FITU, Fitas e etc...

Mais de 10 anos após a última actuação e mais de 5 após a última vez que estive com a malta, voltei à TUNA!! E logo no reputado FITU do Porto, evento que serviu de mote para algumas dezenas de ex-tunos tirarem o traje do cabide e se reunirem. A ideia de juntar 90 tunos em palco foi bem acolhida (acabaram por aparecer mais de 70).

Foi belo ver tanto vermelhinho junto no centro do Porto, pese o abundante cheiro a naftalina. De repente, parecia apenas mais uma vez, entre tantas, como se a última tivesse sido ontem. As caras de sempre (com muitas novas è mistura), as bocas do costume, a anarquia sem cura.

Por incrível, até se levou o festival a sério, com ensaio e tudo (sim, porque a malta jove não estava para hipotecar o festival só porque os veteranos se queriam divertir). Ensaio é uma força de expressão, porque, se houve coisas que não mudaram mesmo, a impossibilidade prática de se fazer um ensaio a sério é uma delas concerteza. As mesmas interrupções, pelos mesmos autores, com os mesmos a mandar calar, pelo processo habitual (numa frase curta que começa por “calai-vos” e cujo final não deve aqui ser reproduzido), sob ameaça de o Caldas usar o seu estridente assobio para rebentar os tímpanos não só aos culpados mas, e principalmente, aos ... menos culpados!

Foi lindo ver o palco todo pintado de negro e vermelho e as vozes (incrivelmente) afinadas (o reportório ainda conserva algumas memórias, também). A grande diferença é que este pessoal agora até toca (e canta) bem!! Foi a grande surpresa, pois não estava à espera.

As actuações das outras tunas serviram para, com muita cerveja à mistura, não só reviver memórias mas também para saber novidades. A mais surpreendente terá sido encontrar um colega (dos que nunca tinha conhecido) que é polícia (!!!) na zona onde trabalho! Ah, além de uns quantos (inacreditavelmente) terem casado e terem também uma vida, digamos, menos boémia (quem diria)!

Voltar a estar no Coliseu, com mais cerca de 3 centenas de tunos, naquele evento, fez parecer que nunca saímos dali, porque a sensação era a mesma de todas as outras vezes e não a de visita turística. Sensações que o tempo não apaga e velhos vícios que não cura!! Daqui a 10 anos talvez haja mais...

5 Comments:

At outubro 27, 2006 2:49 da tarde, Blogger Fernando said...

Ah, ah, ah!!! Até os solteiros mais convictos... se convertem ao casamento e à família! Nem toda a gente é bon vivant como tu!

 
At outubro 27, 2006 6:06 da tarde, Blogger aurinha said...

FITU, FITA...fitas..é o que é =)))
VIVA à TAISCTE =D a melhor TUNA de SMP...weeeee. Já ganhou imensos prémios, mil actuações e muitos festivais nacionais de TUNAS..du best..ahhh e não estou a ser tendenciosa.

PAGE deles: http://www.taiscte.net/

E falando de um tema que não tem nada a ver...a série LOST é um espectáculo!!!! viciante mesmo...estou completamente addicted =)

 
At outubro 29, 2006 1:24 da tarde, Blogger aurinha said...

Só para complementar o meu ultimo comentário:

BLA BLA BLA...wiskas saquetas

 
At outubro 31, 2006 2:29 da tarde, Blogger Áurea said...

Quanta nostalgia trazem as vivências folionas académicas! Mesmo que se revivam essas folias, já não têm o sabor de outrora, parece que sabem a "requentado"... pq cada coisa tem o seu tempo... e o tempo, esgota-se em cada coisa! Ah, e tb pq existe sempre, mas sempre, um tempo para tudo! :)))
É a luta contra o tempo, contudo, ficam sempre as memórias do tempo.

 
At novembro 14, 2006 1:55 da tarde, Blogger Unknown said...

Ora que sejas feiz menina linda. Beijinhos

 

Enviar um comentário

<< Home